pandemia

Novas restrições geram preocupação nos empresários do setor de alimentação

18.404

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário) 

As novas restrições anunciadas pela prefeitura de Santa Maria na última quinta-feira para tentar frear o avanço do coronavírus na cidade gera preocupação nos empresários do setor de alimentação. Na prática, um dos novos decretos estabelece que bares, restaurantes e traileres podem receber clientes até as 21h e podem atendê-los dentro dos estabelecimentos até 22h. Com isso, em relação ao que era praticado anteriormente, a nova norma diminui em 2 horas o horário de funcionamento destes locais.

A justificativa da prefeitura para as novas restrições é o crescimento de novos casos de coronavírus na cidade, que soma 9.848 casos confirmados.


Mais de R$ 7 milhões serão investidos em rodovias de Santa Maria e região

CONSCIENTIZAÇÃO
O presidente da Associação de Hotéis, Restaurantes, Agência de Viagens e Turismo de Santa Maria (Ahturr), Emerson Nereu, ressalta a falta de cuidado de muitos clientes, principalmente dos mais jovens que, ao não seguirem as normas de higiene e proteção, acabam prejudicando todo o setor. Segundo dados do último boletim epidemiológico da prefeitura, o maior número de casos confirmados da doença está concentrado entre pessoas de 20 a 39 anos, com mais de 4,5 mil infecções.

- O culpado não é o proprietário. Mas, sim, as pessoas que ficam ali e não sei cuidam. É importantíssimo a conscientização da população e do jovem, inclusive. Quem paga o preço disso tudo somos nós, os empresários - relata Nereu.

Como muitos locais funcionam apenas no período da noite, abrindo às 19h, a operação fica restrita a duas horas por dia. Para a diretora de bares e restaurantes da Ahttur, Ana Amélia Saccol, o funcionamento se torna praticamente inviável financeiramente.

Sindicato pede medidas diferentes para bares e restaurantes

- A grande maioria dos locais está trabalhando com cerca de 30% da capacidade. A dúvida é que, para uma pessoa que tem um restaurante com todos os cuidados, como ela vai fechar as contas e chamar toda a equipe para funcionar durante duas horas? - questiona.

As novas regras seguem em vigor até o dia 20 deste mês. Posteriormente, a prefeitura vai avaliar novamente a situação para uma possível flexibilização, que dependerá diretamente do avanço do vírus na cidade.

 - É complicado, ainda mais nessa época do ano, em que as pessoas saem mais tarde para jantar. Já tive que até atender gente dentro do carro porque não podia mais entrar. É até constrangedor para nós, que seguimos todos os cuidados - relata o sócio proprietário do restaurante Vera Cruz, Nelo Seabra.

2,5 mil pessoas tem HIV positivo em Santa Maria e quase 700 delas não estão em tratamento

O QUE MUDOU 

Horário de funcionamento  de restaurantes, bares,  lancherias e traileres 

  • Atendimento - 8h às 21h
  • Consumo no local - Até as 22h

Delivery e Pegue e leve

  • Até as 23h

Lojas de conveniência

  • Proibido consumo de bebidas e alimentos, de segunda a sexta-feira, das 18h às 6h. Nos sábados e domingos, das 14h às 16h

Distribuidoras de bebidas

  • Podem operar até as 23h, sem consumo no local e fornecimento de mesas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vendas de novembro sobem 27% em relação a outubro em Santa Maria

Próximo

Caixa inicia pagamento do último ciclo do auxílio emergencial neste domingo

Economia